Follow by Email

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Me pediram pra contar um pouco dos terreiros que já visitei...

Espero que não seja visto com maus olhos pq o meu objetivo é apenas passar um pouco daquilo que já vi por aqui e por ali... Vou começar descrevendo o Centro que me deu toda a base até hoje na Umbanda. O Centro Espírita Xangô Sambará.




Na verdade quando eu conheci Xangô Sambará nas pessoas de Pai Antonio Rita e Mãe Osmarina Xavier eu morava em uma Casa da Nação Angola mas não tinha dado nenhuma obrigação na Casa, era apenas morador da grande zeladora Mãe Ruth de Oxalá:


Foto: Mãe Ruth e minha mãe Tania Gama.
Então no ano de 1991 eu conheci no mês de dezembro a Mãe Osmarina porque tinha ido atrás, juntamente com meu irmão na Casa Danilo, de tambores para a festa de Ano Novo. 


Fiquei de voltar na reabertura do centro que aconteceu em abril de 1992 e lá estavam meus amigos Pai Rita e Mãe Osmarina 






Nesse dia eu fiquei sinceramente muito encantado com tudo que eu via. O ritual de Umbanda era simples e muito interativo com cantigas que eu podia entender. Na abertura pude ver "baixar" Xangô, Iemanjá, Oxum e vários outros orixás.


Até que em determinado momento chegou o cheve do terreiro, Seu Pena Verde, hj meu padrinho:












Com isso deu início à chamada Gira de Caboclo com vários índios se manifestando. Fiquei simplesmente encantado! Depois de várias reverências e cânticos a Oxosse rei das matas e seus caboclos, chegou a hora do passe e por providência divina mesmo, acabei sendo consultado pela cabocla Jurema de uma irmã chamada Áurea, pedagoga e professora.



Nesse dia Dona Jurema me falou sobre tanta coisa, coisa minha desde criança e acabei me encantando com tudo o ritual e com todo o terreiro do qual dei minha primeira obrigação em Agosto daquele mesmo ano nesse lugar sagrado, santuário de Umbanda,onde se louva com o coração, anda de pé no chão e se sente o cheiro da alfazema e do bejoim...


É um dos Centros ativos mais antigos da cidade e funciona quinzenalmente no mesmo local a tantos e tantos anos na Quadra 17 Conj A casa 56 Sobradinho DF.


"Brilha uma estrela no céu
Iluminando as pedreiras
Morada de meu Pai Xangô
Beleza do Reino de Oxalá


E lá nas matas os passarinhos cantam
Com grande vibração
E eu de joelhos
Faço a minha oração


Meu Pai Xangô tire as pedras do caminho
Deixa seus filhos passar
Ilumina meus caminhos com a sua Luz
Xangô, ministro de Jesus!"


Aos poucos vou contar mais de minhas visitas a tantas casas nesses 20 anos de aprendizagem com o mundo espiritual.


Vou pedir pra minha filhinha mandar um beijo pra vcs...







5 comentários:

  1. Olá
    Esse terreiro de pai Rita e mãe Osmarina ainda funciona?
    Fiquei interessada em conhecer
    Tem algum telefone de contato?
    Grata
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Oi gostaria de estar conhecendo esse lugar alguma informação sobre o dia e horário de funcionamento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou estar entrando em contato com os zeladores. O fato é que se situa em Sobradinho DF e as sessões são de 15 em 15 dias. https://centroespiritaxangosambara.wordpress.com/

      Excluir
  3. É um lugar maravilhoso... Há sessões de 15 em 15 dias , nos sábados às 16:00 . O terreiro ficará fechado em agosto , mas em setembro volta com força total 😊😄👍🏻

    ResponderExcluir