Follow by Email

sábado, 30 de abril de 2011

Terreiro Aldeia Sultão das Matas Virgens. Mãe Ruth de Oxalá

Esse terreiro foi minha Casa literalmente falando. Morei nesse lindo lugar a partir de 1989 que por motivos de necessidade real mesmo eu e minha mãe fomos prá lá morar. Ficava na Quadra 13 Conj B Lote 26 em Sobradinho DF.

Eu estou ao lado dela a esquerda da foto.

Então nossa vida era dividida entre a Casa na Quadra 13 e a Roça que fica no Alto Moji Santo Antônio, próximo ao Pólo de Cinema de Sobradinho.


Essa é a Aldeia Sultão das Matas Virgens e na foto é minha mãe Tania.
Mãe Ruh de Oxalá sempre foi bela e extrovertida.






 Participava sempre das comemorações da cidade e lá tinha uma barraca no Aniversário de Sobradinho.

Nessa foto acima Mãe Ruth está ao lado de minha mãe tambem vestida a caráter de baiana de Candomblé.

Quando a gente ia pra Roça de Candomblé a gente não tinha dia pra voltar e era nossa alegria todo aquele mundo, afinal lá tinha tudo, espaço, cabras, água em abundância, carinho etc...



Essa é a foto de um adesivo que ela trouxe pra mim em 1991 de Uberlândia MG. Ela foi fazer umas obrigações em um terreiro de Omulokô de lá e lembrou de mim. Mãe Ruth era muito carinhosa e detalhe. Ela não andava. Tinha as cartilagens do joelho estragadas, mas quando Seu Sultão chegava ele a levantava, andava, corria, subia escadas etc. Esse caboclo é de muita força.

"Salve salve as cachoeiras e as florestas
Por onde vai passar Sultão das Matas
Salve Salve os caboclos guerreiros
E todo o povo que vem do além
Todo povo que vem do além!"

Me lembro com clareza do dia do Show de Jimmy Cliff na Academia de Tênis em Brasília. Ouvi pela antiga Rádio Jornal de Brasília FM, rádio essa que eu amava. Mãe Ruth disse: "Sou madrinha dele.A gente vai nesse show" Pronto lá fomos nós sem um tostão nem  pra comprar um pastel kkk. Ouvimos pela rádio que ele estava hospedado no Kubstchek Plaza Hotel no Setor Hoteleiro Norte da Cidade e pra lá fomos. Foi conosco a Jaqueline que falava inglês e foi à recepção dizendo que a madrinha do Jimmy esrava no carro no térreo do hotel( o carro era uma Brasília rs). Ela deve ter ficado lá uma meis hora. Depois eu quase não acreditei... Era o próprio Jimmy que estava lá conosco e como foi uma alegria. Eles conversaram tiramos várias fotos e quando começou o auê de fãs ele subiu mas sem antes nos deixar os ingressos para o show. E que show. Já de noite eu estava do lado de fora no estacionamento com o motorista que nos levou quando ouvi pela Rádio Jornal de Brasília que a madrinha de Jimmy Cliff estava chegando ao palco. Poxa vida, mais do que depressa entrei no Clube e curti um show inesquecível que marcou minha vida.


Aí na foto somos eu, Jimmy e Mãe Ruth.

Uma vez antes dela fazer a passagem ela me disse assim:"Meu filho, escolha o que vc quer pra guardar de recordação quendo eu me for" Eu falei" Credo mãe Ruth, que conversa é essa? a senhora ainda vai demorar muito aqui" Mas ela insistiu muito então eu disse:" Quero a Imaculada Conceição. Mas sei que quando isso acontecer muita gente vai querer se apoderar de tudo por isso eu vou tirar uma foto com ela tá bem?" Então a Mãe Ruth de onde estava sentada tirou essa foto:

Eu só tenho a agradecer pelo presente de fazer parte da vida dela e ela fazer tanta diferença em minha vida. Salve as águas de Angola com toda sua magia. Ela responsável sim pela minha formatura juntamente com minha mãe carnal Tânia.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Queria o contato do terreiro. É possivel?
    Terreiro da mae ruth de oxalá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia, o Barracão de Mãe Ruth não existe mais, infelizmente. Estamos nos preparativos para festejarmos o centenário de Mãe Ruth que será em 2020. Nos acompanhe que em breve postaremos mais informações. Grande abraço e axé!!!

      Excluir