Follow by Email

terça-feira, 17 de maio de 2011

Gongá Espírita Umbandista Ogum de Ronda GEUOR

Não sei se a nomenclatura é a mais correta mas foi a partir de 1992 que iniciamos um trabalho de firmeza espiritual envolvendo nosso povo de Umbanda, trabalho que foi até meados de 2001 com muita força de vontade, de forma especial de minha amiga e irmã de Santo Raimunda Luzia.
Durante exatos 9 anos estivemos com toda a graça com esse lugar de proteção e manifestação das forças espirituais. Um gongá se diferencia de um terreiro exatamente porque não tem filhos de santo mas é um local de convivência harmoniosa que descobrem entre si o valor do Orixá.

Tentei postar várias fotos desse tempo mas hj eu não consegui. Amanhã espero que seja possível. Eu não tenho, ainda, scaner e por isso tiro foto da foto.Do celular para a foto. mas acredito que em breve todo esse acervo será digitalizado.

Nosso Gongá funcionava na Quadra 18 de Sobradinho DF com todo apoio dessa família feliz que hj mora no estado do Maranhão. Meus amigos Raimunda e Valdeci que sempre estiveram em posição de pai e mãe quando a situação exigia.

Muitas graças recebemos e a parte espiritual sempre esteve muito marcante. Eu ainda adolescente estive em contato com essa família que logo me acolheu e com toda certeza fez toda a diferença na minha vida espiritual.

Com alegria lembro da visita deles em uma das festas que fizemos para meu exu no ano de 1997 já no Xaxará de Prata.

Eu nunca tive a pretensão de ser Zelador de Santo, mas um dos que ajuda a por água na quartinha...

Esse período foi de muitas provações mas graças ao Santo as coisas sempre foram vencedoras.

Vem fotos por aí....






Acima Em 1994 com o caboclo das Sete Flechas no Gongá.




Erê Pinguinho de Pedra de Xangô em 1995 na Festa de Cosme e Damião.


Na virada de 1995 pra 1996 na Prainha do Lago Paranoá DF, levamos nossas homenagens a Iemanjá.


Aqui em 20 de janeiro de 1997 o Caboclo Tupinambá com Dona Raimunda numa entrega nas Matas pelo dia de São Sebastião.




2 comentários:

  1. Ô epoca boa!!!!! Saudades desses tempo...

    ResponderExcluir
  2. Essa historia de tirar foto da foto,foi engraçado.rsrsr mas isso só mostra que nunca deves desistir daquilo que quer ,se não dá de um jeito da de outro...rrsr

    ResponderExcluir